Dando continuidade nos conteúdos relacionados as modalidades disponíveis no Cartola Express, neste artigo vamos apresentar os scouts e estatísticas do Futebol no Cartola Express. Entenda mais sobre a modalidade, o significado de cada scout e as suas pontuações. O desempenho dos atletas a cada rodada dos campeonatos é transformado em pontos e computado para o(s) seu(s) time(s), de acordo com as regras abaixo.
As pontuações consideradas são as que ocorrem apenas durante o tempo regulamentar da partida (incluindo acréscimos). No caso de disputas mata-mata, em que é possível a ocorrência de prorrogação e/ou disputa por pênaltis, qualquer ação dos atletas nesse período do jogo não contará pontos para o seu time.
Futebol no Cartola Express
O Futebol foi a 1ª modalidade disponível no Cartola Express, inicialmente apenas com o Paulistão, e depois Brasileirão, Copa do Mundo e outras competições. Porém, o futebol no Cartola Express tem scouts e pontuações diferentes.
- Campeonato Brasileiro Série A
- Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil, ligas europeias, Eurocopa 2024 e outros…
- Revisões de pontuações
Pontuação no Brasileirão Série A
O scouts e pontuações abaixo são exclusivos para o Campeonato Brasileiro Série A.
Desarme (DS) | +1.2 |
---|---|
Falta cometida (FC) | -0.3 |
Gol contra (GC) | -3 |
Cartão amarelo (CA) | -1 |
Cartão vermelho (CV) | -3 |
Falta sofrida (FS) | +0.5 |
Finalização na trave (FT) | +3 |
Finalização defendida (FD) | +1.2 |
Finalização para fora (FF) | +0.8 |
Gol (G) | +8 |
Impedimento (I) | -0.1 |
Pênalti perdido (PP) | -4 |
Pênalti cometido (PC) | – 1,0 ponto |
Pênalti sofrido (PS) | +1 |
Assistência (A) | +5 |
Jogo sem sofrer gol (SG) | +5 |
Defesa (DE) | +1 |
Defesa de pênalti (DP) | +7 |
Gol sofrido (GS) | -1 |
Definição dos Scouts
Entenda o significado de cada um dos scouts do Brasileirão Série A no Cartola Express:
Desarme
Quando o atleta toma a posse da bola de seu rival e fica com a mesma. Ou a bola sobra para seu próprio companheiro dar sequência ao lance; Quando um jogador tira a bola do domínio de um adversário, impedindo um drible ou a continuidade de uma jogada; Faz uma AÇÃO após um passe que seria certo e a bola sai para lateral, escanteio ou até tiro de meta. Só não vale o desarme nesses casos se a bola simplesmente bater no marcador e sair. É imprescindível que exista uma ação por parte do jogador que está na marcação: bote, esticada de perna, carrinho, etc; Quando um jogador fica com a bola porque seu companheiro deu um toquinho que tirou a posse do adversário.
O desarme é de quem deu o toque decisivo para a mudança de posse da bola. Ou seja, o desarme não é de quem ficou com a bola no fim das contas. Antecipação: Quando o jogador toma a frente de seu adversário depois que sai o passe e recupera a bola para o seu time, evitando que se concretize esse passe do adversário. Também é considerado desarme quando o jogador não chega a tomar a frente com o corpo mas consegue desviar a bola para seu time com um movimento que impeça a bola de chegar no adversário. Seja de pé, cabeça, peito.
Antecipação: Quando o jogador faz uma ação para interceptar um passe que seria certo, isto é, que iria na direção do companheiro de quem passou. É imprescindível que o jogador que tenta ficar com a bola faça algum movimento – seja uma esticada de perna ou deslocamento – para dar a posse da mesma para o seu time. O desarme será considerado mesmo se a bola sair do campo de jogo após a interceptação. Se a bola apenas sobrar de graça ou se for um passe errado, não será computado.
Gol contra
Quando um jogador finaliza com ou sem intenção a bola contra o seu próprio gol.
Gol
Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti.
Assistência
Será considerado “assistência” no Cartola Express somente o último evento antes de uma finalização que resulte em gol, seja ele um passe, cruzamento, lançamento, desde que esse evento seja determinante para possibilitar a finalização. A assistência será considerada mesmo que em seu percurso a bola sofra um leve desvio em um atleta do time adversário, possibilitando a finalização. Desvios involuntários, erro de domínio ou perda da posse em lances que a bola sobra para finalização em gol do companheiro de equipe não serão computados como assistência.
Jogo sem sofrer gol
Quando o time não sofre gol na partida, todos os jogadores de defesa (goleiro, zagueiros e laterais) ganham mais 5 pontos em sua parcial.
Defesa
Aqui é considerado todas as defesas do goleiro por finalizações dos jogadores adversários.
Demais competições
Entenda o significado de cada um dos scouts do Campeonato Paulista, Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonatos Inglês, Campeonato Espanhol e Campeonato Italiano, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA™ 2026 e Eliminatórias Eurocopa 2024 no Cartola Express:
Scout | Posição | Pontos |
---|---|---|
Jogou até 60 minutos | Todas | +1 |
Jogou mais de 60 minutos | Todas | +2 |
Jogou a partida toda | Meias e atacantes | +3 |
Gol | Goleiro | +8 |
Gol | Defensores | +6 |
Gol | Meias | +5 |
Gol | Atacantes | +4 |
Jogo sem sofrer gol | Goleiro e defensores | +4 |
Jogo sem sofrer gol | Meias | +1 |
2 gols sofridos | Goleiro e defensores | -1 |
Assistência | Todas | +3 |
Gol contra | Todas | -2 |
Pênalti perdido | Todas | -2 |
Defesa | Goleiro | +0.5 |
Defesa de pênalti | Goleiro | +5 |
Cartão amarelo | Todas | -1 |
Cartão vermelho | Todas | -3 |
Falta cometida que provoca gol | Todas | -2 |
Pênalti cometido | Todas | -2 |
Vitória em campo | Todas | +0.3 |
Derrota em campo | Todas | -0.3 |
Finalização defendida | Goleiro | +1 |
Finalização defendida | Defensores | +0.6 |
Finalização defendida | Meias e atacantes | +0.4 |
Definição dos Scouts
Entenda o significado de cada um dos 14 scouts do Brasileirão no Cartola Express:
Jogou até 60 minutos
O jogador ganha 1 ponto, válido para todas as posições.
Jogou mais de 60 minutos
O jogador ganha 2 pontos, válido para todas as posições.
Jogou a partida toda
O jogador ganha 3 pontos, válido exclusivamente para meias e atacantes.
Gols
O Cartola Express segue as decisões oficiais das ligas sobre quem marcou, a menos que tenhamos 100% de certeza de que a súmula está incorreta. Às vezes, as decisões oficiais mudam após o término da partida. Para que o Cartola Express possa realizar os pagamentos de um torneio dentro de um prazo razoável, as alterações feitas no resultado oficial 20 minutos ou mais após o término da partida não serão levadas em consideração.
Gol de goleiro
Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti. No caso dos atacantes, a pontuação é +8 pontos na parcial.
Gol de defensor
Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti. No caso dos atacantes, a pontuação é +6 pontos na parcial.
Gol de meia
Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti. No caso dos atacantes, a pontuação é +5 pontos na parcial.
Gol de atacante
Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti. No caso dos atacantes, a pontuação é +4 pontos na parcial.
Jogo sem sofrer gol
Para um jogador receber essa pontuação, ele precisa jogar pelo menos 60 minutos e seu time não sofrer nenhum gol enquanto estiver em campo. Observe que se um jogador for substituído no 60º minuto de uma partida, por exemplo, aos 59:30, ele não jogou 60 minutos e não receberá a pontuação, embora os relatórios da partida provavelmente relatem 60 minutos. Meias, defensores e goleiros receberão pontuações diferentes pelo jogo sem sofrer gols:
- Goleiros e Defensores ganham 4 pontos
- Meias ganham 1 ponto
2 gols sofridos
Os goleiros e defensores perdem -1 ponto em sua parcial.
Assistência
A Assistência para outras competições o Cartola Express é concedida nas seguintes situações:
- O jogador realiza o último passe antes de um gol, mas a bola é desviada não intencionalmente por um adversário antes de chegar ao marcador
- O jogador sofre um pênalti que resulta em um gol
- O jogador sofre uma falta cuja cobrança resulta em um gol através de tiro direto
- O jogador realiza uma finalização na trave, com rebote sendo convertido em gol por outro jogador
- O jogador força um adversário a fazer um gol contra
Observação importante: A Assistência é computada normalmente como “Assistência” no sistema do Cartola Express, concedendo +3 pontos na parcial.
Gol contra
Os Goleiros e defensores perdem 1 ponto a cada 2 gols sofridos por sua equipe, logo, não há desconto de ponto caso o time sofra apenas 1 gol:
- Levou 2 gols, perde 1 ponto
- Levou 4 gols, perde 2 pontos
- Levou 6 gols, perde 3 pontos
- e assim sucessivamente…
Portanto, caso o time sofra 3 gols, os atletas perdem somente 1 ponto. Para 5 gols sofridos, serão 2 pontos perdidos.
Pênalti perdido
O jogador que perder o pênalti perde -2 pontos em sua parcial.
Defesa de pênalti
+5 pontos (apenas goleiros) – A defesa de pênalti é computada se o goleiro realmente defender o pênalti. Caso o adversário erre o alvo ou acerte a trave ou travessão sem que o goleiro toque na bola, o scout não será computado.
Cartões
Atletas que receberem cartões amarelos/vermelhos perderão pontos independentemente de estarem em campo ou no banco de reservas. A partir do momento em que o árbitro finalizar a partida (tempo normal + acréscimos), não serão computados pontos para os cartões, dado que cartões recebidos não poderão mais afetar o resultado do jogo.
Cartão amarelo
O jogador que receber um cartão amarelo irá perder -1 ponto em sua parcial.
Cartão vermelho
O jogador que receber um cartão vermelho irá perder -3 pontos em sua parcial.
Pênalti cometido
O jogador de qualquer posição que cometer pênalti, perderá 2 pontos de sua parcial, mesmo que a cobrança não seja convertida em gol.
Resultados em campo
Os jogadores receberão ou perderão pontos pelo resultado parcial de seu time enquanto eles estiverem em campo:
Vitória em campo
Vitória em campo, todos os jogadores receberão +0,3 pontos em sua parcial.
Derrota em campo
Derrota em campo, todos os jogadores perderão -0,3 pontos em sua parcial.
Revisão de pontuação
Durante cada Partida, o Cartola Express recebe e revisa as pontuações ao vivo enviadas pelo fornecedor de scouts. Após o término de cada jogo, mediante recebimento das súmulas oficiais das respectivas confederações esportivas, os scouts e pontuações serão novamente revisados.
Caso os fatos relatados na(s) súmula(s) das Partidas que compuseram uma Disputa sejam alterados após o processamento de resultados, as pontuações dos atletas não serão atualizadas e o resultado da Disputa não será alterado. Tal situação é diferente de uma correção que precise ser feita após o pagamento dos Valores dos Prêmios, devido às questões abaixo:
- Problemas técnicos no sistema Cartola Express
- Erros nos processamentos de resultados da rodada pelo Cartola Express
Nestes casos, esse processo (incluindo o pagamento do Valor do Prêmio, quando aplicável) pode ser revertido e as Disputas podem ganhar um novo resultado.